Pesquisar este blog

sábado, 21 de abril de 2012

A cidade antiga e seus valores na Grécia


"Uma cidade estado, entre os antigos, não se formava no decorrer do tempo, pelo lento desenvolvimento do número de homens e construções. Fundava-se uma cidade de uma só vez,completamente num dia...Uma vez que as famílias, fátrias, e  tribus ,convencionavam unir-se e ter o mesmo culto comum. Assim, a fundação de uma cidade, era sempre um ato religioso"...

"Cercada de uma vedação sagrada e estendendo-se em volta de um altar, a"urbes"era o domicílio religioso que recebia os deuses e os homens da cidade"...

"Não devemos nos esquecer que nos tempos antigos, o que constituía o laço de toda sociedade era o culto.Assim como um altar doméstico tinha agrupado em redor de si os membros de uma família, assim a cidade, era a reunião daqueles que tinham os mesmos deuses protetores e, que cumpriam o ato religioso no mesmo altar.
Este altar da cidade  estava fechado no recinto de uma edificação, que os gregos chamavam " pry tanado"; edifício que continha o lar...Numa cidade não havia coisa mais respeitada do que esse altar em que ardia o fogo sagrado"...
" O fogo público era o santuário da cidade; era o que a fizera nascer e a conservava.
 Como o culto do lar doméstico, era secreto, e só a família tinha direito de tomar parte; assim o culto público, era vedado aos estrangeiros"...
" Na Grécia havia uma porção de divindades políadas pois cada cidade tinha os deuses que os habitantes cultuavam"...
" Na refrega, os deuses e cidades auxiliavam-se mutuamente, e quando venciam, era porque todos tinham cumprido seu dever...Se, pois, pelo contrário, ficavam vencidos, imputavam a culpa aos deuses, repreendendo-os por não terem cumprido o seu dever de defensores da cidade (polis)chegando algumas vezes, até a destruir-lhes os altares e a arremessar pedras contra os templos"...
" Uma cidade era como uma pequena igreja completa que tinha os seus deuses, os seus dogmas, e o seu culto"..(2)
Entre as cidades estado gregas encontramos unidade religiosa, de língua e de costumes ; só não encontramos unidade política, o que foi precisamente a perdição da Grécia, que por estar dividida, foi conquistada  elos macedônios, através de Filipe.
Foi na estrutura social da vida na "polis", que a cultura grega atingiu pela primeira vez a forma clássica...
.Segundo Jaeger ,( 1 )a "polis" representa "um princípio novo, uma forma mais firme e acabada de vida social de muito maior valor para os gregos que nenhuma outra".
As palavras política e político, derivadas de "polis", ainda se mantêm vivas entre nós. Lembram-nos que foi com a "polis" grega que apareceu pela primeira vez o que denominamos estado;conquanto o termo grego possa se traduzir tanto por estado quanto por cidade.
A "polis", "é o centro dominador, a partir do qual a sociedade se organiza històricamente. O período mais importante da evolução grega, a época clássica, desenvolve-se nela.
Portanto, no centro de toda consideração histórica , descrever a cidade grega, é descrever a vida total dos gregos"...


1.  JAEGER.Mexico .Fondo de Cultura, 1942
2. FOUSTEL DE COULANGES. A cidade In: A cidade antiga.Lisboa,Livraria Clássica,1919p.229-243
3. INSTITUT, archéologie Allemand. Plan d'Olympie. Àthenes, Kasas, 1988
4. OLYMPIA comple guide ;texte Spyros Photinos. Athens,Olympic Publications,1989


   
                                          Maquete do Santuário de Olímpia (4)


 INSTITUT, archéologie Allemand. Plan d'Olympie. Àthenes, Kasas, 1988 (3)
       

                                          Maquete de Olimpia (3)


MALLWITZ,Eva.Maquete d'Olympie vue par l'Est.;original se trouve au Folkwangmuseum à Essen.Une copie établie en 1963 par  la ville d'Essen est au nouveau musée d"Olimpie.
Aí se encontram o templo de Zeus,o Athelié de Phidias,a Piscine des Bains,a Palestrae o Gynasium.

1.  Delfos. Centro espiritual da antiga Grécia

Delfos, um dos lugares mais bonitos da Grécia, com sua paisagem deslumbrante,sua majestade e grandeza ,onde se fundou o maior centro religioso da Grécia antiga.
Sua fama, que se estendia por todo Mediterrâneo se devia à presença de um oráculo.
Segundo a tradição, a causa  da criação do santuário se devia a uma fresta nas pedras,da qual saiam gases, que influenciavam o oráculo em suas predições.
O primeiro oráculo, que remonta à pré-história e à era do bronze, era dedicado à deusa Gea (deusa mãe).Junto a ela se  honrava também seu marido Poseidon e sua filha Temis A estes soberanos do santuário, sucedeu mais tarde, Apolo ,filho de Zeus, depois de grande luta contra a serpente Pitón.Apolo é adorado como Deus da luz, da música, da harmonia e da ordem. É além disso, o Deus que possue o poder da adivinhação, e manifesta aos homens a "vontade infalível de Zeus, ajudando-os a resolver pequenos e grandes problemas .Emissários de todos os lugares vinham em busca de respostas que eram transmitidas em balbucíos através da sacerdotiza Pitia.Aos oráculos competia interpretá-los.Em geral a influência do oráculo foi decisiva na vida política e intelectual da Grécia ,convertendo-se no árbitro de assuntos de muitas cidades gregas e do Mediterrâneo.Tornou-se um centro de união entre os gregos ,que divididos em pequenas cidades-estado, tinham necessidade de um centro que acentuasse seus vínculos raciais.Isso acontecia de quatro em quatro anos nos jogos Píticos,segundo dos jogos em importância depois dos Olímpicos.




Santuário de Atenea Pronaia.In:KONSOLA,Dora.Delfos;el emplazamiento arqueologico y el museo. Athens,Olympic Color,(s.d.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moral e Ética: Grecia- A época homérica e seus herois

Moral e Ética: Grecia- A época homérica e seus herois : Existem fatores, que particularmente caracterizam uma época, sejam religiosos, poli...